PRIMEIRO PASSO: conhecer o sinônimo de diversidade. Vamos recorrer ao dicionário?
O que diz ele?
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
Professores, após o pensamento introdutório, é necessário partirmos para a re-significação do nosso olhar sobre os Sujeitos da EJA e sua diversidade!
Mas antes disso propomos que não paremos por ai! Vamos buscar outras interpretações para qualificarmos essas impressões com a Diversidade.
Arroyo (2008) nos aproxima do que está sendo dito, estudado e pesquisado sobre diversidade e prepara nosso olhar e nossa compreensão para as armadilhas do nosso preconceito. Trazemos dentro de nos o conceito de homogeneidade, esse conceito regula nosso olhar para tudo que não é igual, então tratamos o que não é igual de desigual, de heterogêneo, de imperfeito.
Clareando ainda mais nossa visão e continuando ainda dentro do conceito de diversidade, buscamos entendê-la desconstruindo conceitos iniciais formados e institucionalizados dentro do universo educativo.
Sim! Os conceitos de homogeneidade e heterogeneidade estão camuflados dentro das nossas escolas, nos preconceitos e rótulos que colocamos nos alunos que se sobre saem e nos alunos que não se sobre saem, os “primeiros da turma” e os “últimos da turma”. Parece algo ingênuo, mas essa ingenuidade “mata” o querer de uns e tiraniza o querer de outros. Pois como diz Arroyo (2008) esse sistema “predefiniu os diversos como desiguais”. Tanto no âmbito da Educação do Ensino Básico, Fundamental e Médio, quanto na Formação Universitária e na Docência Superior as raízes deterministas educam os olhares que ali passam para tornar o diverso em desigual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário