A reflexão sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) suscita e nos remete a um assunto muito falado, mas pouco entendido: Diversidade. É esse o motivo que trazemos em voga, provocando nosso pensamento com o diverso. Pensamos em Educação, pensamos em jovens, pensamos em adultos e tudo isso junto e misturado cria em nossa mente rostos diferentes imagens e espaços que fogem ao convencional de uma sala de aula formal. As estruturas de educação que trazemos anteriores ao conhecimento da EJA servem para nos dizer que a diversidade se instala dentro de uma sala da EJA e é pintada com cores bem fortes.
Hoje alguns autores como Miguel Arroyo, Carlos Brandão, Frei Betto e outros tantos, vindos de movimentos populares ou não, e que nos ajudam a entender e dar sentido a palavra diversidade.
Mas o que é diversidade?
Quem são esses sujeitos diversos?
Como poderemos identificá-los?
Nossa reflexão partirá do entendimento da palavra Diversidade e seguirá em frente na sua manifestação social, cultural, etária, política, educacional e para fechar a discussão, investigaremos a condição humana de diversidade, pois sem a existência nada aconteceria!
Então! Embora lá!
É com gosto que vamos entrando nessa sala e abrindo a porta para vocês!
Sejam bem vindos!
Profª Gisele Cristina de Boucherville
Nenhum comentário:
Postar um comentário