quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Resumo e mapa conceitual sobre a EJA



Universidade Federal de Roraima - UFRR
Centro de Educação - CEDUC
Curso: Pedagogia
Prof: Gisele Boucherville


Resumo e mapa conceitual sobre a EJA


Aluna: Celi Jane Farias de Menezes
Cíntia Emanuella Pereira Silva
Shara Adriana Martins dos Santos.


Boa Vista- RR
Outubro de 2011

RESUMO

A LDB assegura a oferta de oportunidade escolar à população de jovens e adultos situados fora da idade própria, mas estabelece a necessidade de uma metodologia diferenciada do ensino regular.
Porém, para que haja sucesso, a EJA (Educação de Jovens e Adultos) depende do apoio do poder público, garantindo ações integradas para facilitar o acesso e a permanência dos alunos na escola. O êxito dessa aprendizagem depende desses investimentos do poder público tanto na docência como em toda estrutura oferecida aos diversos segmentos.
É preciso inserir a população no exercício pleno da cidadania, não basta somente ensinar a ler e escrever, é necessário melhorar sua qualidade de vida, ampliando oportunidades no mercado de trabalho.
É dever do Estado resgatar a grande dívida social que tem com essas pessoas, oriundas das camadas populares, ofertando assim, as oito séries iniciais e o acesso ao ensino médio, o que não é um favor, apenas o cumprimento de uma obrigatoriedade que é a universalização do ensino.
É também de fundamental importância para o sucesso da EJA a participação efetiva de toda comunidade envolvida na temática, a confecção de materiais didáticos, as técnicas pedagógicas e a especialização do professor.
Contudo, é preciso que as autoridades do nosso estado tomem posição favorável à EJA, oferecendo boas condições de trabalho aos professores e boas condições para propiciar a aprendizagem do aluno.





Mapa Conceitual – Grupo 6



Qualidade de vida


Oportunidades



proporciona

EJA- Educação de Jovens e Adultos





Profissionais qualificados


Boa estrutura


Poder Público


depende do apoio



investir


Boa aprendizagem






Nenhum comentário:

Postar um comentário