sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PARABENS a orientanda Elijane Ferreira de Jesus, agora pedagoga! Belíssimo trabalho!

METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGENS APLICADAS A SALA DA EJA NO CONTEXTO DE RORAIMA.

Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões voltadas as metodologias de ensino na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. O artigo se divide em quatro momentos importantes que repercutem ainda em meu processo de formação. O primeiro eixo aborda a história da EJA no cenário nacional e seus desdobramentos na busca constante da alfabetização de adultos. No segundo eixo explicito a História da EJA sobre o enfoque mais específico, ou seja, saliento o Estado de Roraima como campo de estudo a ser analisado referente a esta modalidade de ensino; bem como suas legislações e forma de gestão. Já no terceiro eixo enfatizo conceitos, aprendizagens, prática e o trabalho docente na EJA que apontam para o perfil do profissional comprometido com uma prática significativa e emancipatória. Por fim, no quarto eixo busco discorrer sobre as concepções pedagógicas e orientações a ser seguidas ou não pelos educadores, a fim de contribuir na construção de uma postura profissional comprometida. A partir desta perspectiva utilizo como principais cunhos biográficos: BARBOSA (2004); BOUCHERVILLE (2013); FREIRE (1957) Por apresentarem a EJA um espaço de construção de saberes. Portanto, a presente pesquisa bibliográfica visa sobretudo repensar essa modalidade de Ensino e suas metodologias como forma de impulsionar o homem a ser mais.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Metodologia de Ensino; Aprendizagem.



Introdução:
Este artigo apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima - UFRR como trabalho de conclusão de curso, para a obtenção do título de licenciatura em Pedagogia, versa discutir a importância da qualidade no ensino/aprendizagem na Educaçäo de Jovens e Adultos dentro de parâmetros que possam respeitar a diversidade dessa modalidade.

O tema educação de jovens e adultos é algo que preocupa educadores que buscam caminhos diferenciados e uma educação de qualidade. Neste trabalho, portanto, serão apresentadas direções para o professor como alternativas de práticas pedagógicas em sua sala de aula com base em conceitos de aprendizagem e concepções pedagógicas. Fala-se ainda do trabalho docente que neste processo é de extrema importância, pois o educador tem o papel de mediador do conhecimento e, portanto, é um elo entre a aprendizagem e o aluno que é sujeito principal da aprendizagem. Para isso, conheceremos de um modo mais geral a nível nacional (Brasil) a história da educação de jovens e adultos e minuciosamente o percurso desta história em Roraima para compreendermos a trajetória de lutas, conquistas e recuos pela qual esta modalidade de ensino perpassou. Justifica-se dessa forma as discussões que visem realidades diferenciadas, que tragam resultados positivos relacionando a vivencia do aluno com seu cotidiano.

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